Giovanni Montini – O chef dos hambúrgueres

290

No fim de 2014, o empresário Giovanni Montinni percorria o país em busca de um novo prato para servir em Brasília. Dono de pizzaria e de bar, o então promotor de eventos queria algo que pudesse ser servido em um foodtruck, mas que tivesse a excelência e nível de elaboração das grandes cozinhas. A ideia de montar um foddtruck veio de uma longa passagem por São Paulo, onde os carros de comida já ocupavam ruas, praças e eventos há tempo. Mas em Curitiba, ao conhecer as inúmeras foodcourts (conceito que trouxe a Águas Claras com o Cerrado Gourmet), que se apaixonou pelo hambúrguer. Na terra do Madero e de outras tantas cozinhas especializadas no sanduíche, descobriu que poderia colocar sua receita em Brasília.
Meses testando seu blend de carne com amigos e familiares se seguiram. Mas, a receita ideal estava em um corte que já manipulava há tempo: a picanha. Desde então, o hambúrguer que leva sua assinatura é feito integralmente de picanha. “O corte da carne é nobre, tem um sabor característico, a porcentagem de gordura ideal para o hambúrguer, e é perfeitamente adequado ao paladar brasileiro”, explica o chef.
Para o hambúrguer perfeito faltava apenas o pão ideal. Duas variações pareciam mais adequadas: o pão de sal, ou francês, e o brioche. Como o pão de sal precisa ser servido assim que sai do forno, a operação com este pão em um foodtruck estava inviabilizada. O brioche dependia de uma receita perfeita, leve, finamente preparada e de tom adocicado que casasse com o frescor da picanha. Mais alguns meses de teste e o sanduíche poderia ganhar as ruas.

EXPERIÊNCIAS EM VICENTE PIRES
A Hamburgueria do Cheff é o foodtruck de hambúrguer mais antigo de Brasília em atividade. Sete carros já chegaram a rodas simultaneamente nos eventos da capital. Mas, Giovanni decidiu experimentar e montar casas fixas, onde a possibilidade de criação é maior. Assim, criou o espaço Cerrado Gourmet. Sete operações gastronômicas e uma cervejaria em Águas Claras. O local já virou ponto de encontro da comunidade, que lota suas mesas diariamente. Agora, a nova empreitada é em Vicente Pires. Ali, entre contêineres, no coração da cidade, Giovanni vai apresentar seu melhor lado: o de criador de receitas. O nome do novo empreendimento na Rua 5, Chácara 100, é Hamburgueria do Cheff Smoker Box. Ali, vai servir cortes de carnes, como picanha, assado de tira, bife ancho, e carnes defumadas. como Brisket (Ponta de Peito bovino), costelinha suína , Ribs Bovino e Buffalo Wings
“Ali, o cliente poderá consumir o hambúrguer, mas também levar ele desmontado para casa. Poderá escolher o ponto exato do seu hambúrguer, acompanhando a chapa, ou de outro corte nobre de carne. O cliente poderá levar os pães para terminar de assar em casa, unto com os outros toppings e queijos. É um local para experimentação, para aprender e ensinar, onde as pessoas que gostam de hambúrguer poderão realizar suas próprias receitas, confraternizar e ter a certeza que o seu hambúrguer foi feito com o que há de melhor e da melhor maneira possível”, completa o chef.

SHARE